'Modo ladrão' do Android já está disponível
Segurança
Publicado em 08/08/2024

O Google liberou, nesta quarta-feira (7), novos recursos de segurança para dispositivos Android no Brasil. Os recursos, anunciados durante o evento Google for Brasil em junho, estão sendo testadas exclusivamente no país. As três funções, "Bloqueio de detecção de roubo", "Bloqueio remoto" e "Bloqueio de dispositivo off-line", permitem que os donos de celulares com o sistema operacional do Google protejam seus dados de diferentes maneiras em casos de roubo, furto ou perda do smartphone. As novidades são compatíveis com aparelhos que rodam Android 10 ou versões mais atuais do software, e devem ser ativadas nas configurações do celular para começarem a funcionar.

O novo "modo ladrão" está em fase de testes e será aprimorado a partir do feedback de usuários. De acordo com o Google, o Android solicitará, nas próximas semanas, a opinião dos testadores sobre as novidades. A seguir, confira mais detalhes sobre os recursos e saiba como ativá-los no seu celular.

Novos recursos de proteção contra roubo do Android

Entre as novas funções liberadas pelo Google, destaca-se o "Bloqueio de detecção de roubo". O recurso utiliza inteligência artificial (IA) e sensores de movimento do dispositivo para identificar e bloquear a tela do celular a partir de uma mudança brusca de velocidade. A ideia é que a função consiga identificar situações em que ladrões arrancam os dispositivos da mão do usuário e correm a pé, de bicicleta ou moto. Nesses casos, o Android fará o bloqueio automático da tela do dispositivo, impedindo que o criminoso acesse dados do usuário e cause danos maiores.

Já a função "Bloqueio remoto" chega como um complemento ao recurso "Encontre meu Dispositivo". Atualmente, o sistema permite que usuários façam o bloqueio de um celular roubado a partir do login em sua conta Google em outro aparelho. Com a nova função, o travamento é facilitado, já que o usuário precisa informar somente o número do seu telefone no site do "Bloqueio remoto" (google.com/android/find/lock) para realizar a operação. Para usar o recurso, é necessário que o celular esteja online. Após bloqueado, o aparelho pode ser desbloqueado utilizando sua biometria, e o bloqueio pode ser feito até duas vezes por dia.

Por fim, também está disponível o "Bloqueio de dispositivo off-line". Com a função, o Android bloqueia automaticamente a tela do aparelho após um longo período fora de uma rede. O objetivo é adicionar uma camada de proteção contra a ação de ladrões, que podem desligar a internet do dispositivo para evitar o rastreamento remoto do aparelho. Nessa função, o usuário recebe uma notificação silenciosa quando acontecer o bloqueio automático, que também só pode ser efetuado até duas vezes por dia.

(Imagem/Reprodução: Mariana Saguias | TechTudo)

Comentários

Mais notícias

Não temos nenhuma recomendação no momento